PROJETO
- Idade: a partir de 2 anos.
- Número de participantes: todos os alunos
- Tempo de execução: Mês de março
Justificativa:
Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores, ilusionistas, trapezistas, globistas e ainda muitos animais. E é em 15 de março o dia destinado àquele que é sinônimo de alegria.
O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança, cenografia e figurino apropriados que encantam a platéia; um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos.
Problemática:
Apoiar, preservar e estimular a tradição da arte circense!
Pouco a pouco, os palhaços - junto com os circos – foram perdendo espaço para o cinema, a televisão, os videogames... A infância ficou mais curta e a ingenuidade virou um fator de risco - Preservar a magia do circo é manter viva essa criança que temos dento de nós mesmos!
Objetivo geral:-
Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense.
Objetivos específicos:-
Fazer as crianças conhecerem e valorizarem a arte circense;
Despertar o gosto pela arte, pela música e pela poesia;
Trabalhar e desenvolver a criatividade;
Eixos temáticos / conteúdos:-
Artes visuais, matemática, música, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita, identidade e autonomia e corpo e movimento.
O Circo;
O fazer artístico;
Apreciação musical;
Expressividade;
Equilíbrio e coordenação;
Noções de formas e quantidades;
Noções de diferenças e igualdade;
Estratégias / Recursos:-
Música
Dança
Desenho
Pintura
Brincadeiras infantis
Jogos diversos
Literatura infantil
Vídeos
Cds
Adereços
Desenvolvimento:- (exemplos)
Atividade 1 – A história do circo;
Atividade 2 – Assistir ao D.V.D. Xuxa Circo;
Atividade 3 - Assistir ao filme "Dumbo";
Atividade 4 – Descrever o cartaz "O circo" da coleção Leandras – edt. FTD;
Atividade 5 – Alfabeto ilustrado letra C;
Atividade 6 – Músicas dramatizadas;
Atividade 7 – Exercícios rítmicos e de equilíbrio;
Atividade 8 – Jogo da memória - figuras circenses;
Atividade 9 – Coordenação motora fina: Levar o Palhaço até o circo;
Avaliação:-
A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do Circo e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.
Bibliografia:-
Revista Projetos Escolares- Educ. Infantil, Ano 1, Nº 9., Editora Gráfica.
O dia-a-dia do professor, vol. 2 e 4, Editora Fapi
ATIVIDADES
LEMBRANCINHAS
MOLDE
MOLDE
POEMA
O sorriso de um palhaço
Abriram-se as cortinas vermelhas
das lonas azuis estreladas.
- Atenção garotada!…
Grita o mestre de cerimônias.
- O show agora vai começar.
E lá no alto da arquibancada
para o picadeiro a olhar,
estava eu bem sentada
com minha atenção voltada,
para o palhaço a pular.
Em meio a tanta alegria
meu coração disparava.
Meu Deus!… quanto magia
o circo me despertava.
E justo naquele dia,
mais um ano eu completava.
No meio do show, de repente,
parado a minha frente
estava o palhaço “Buzão”,
trazendo no rosto, contente,
um doce e singelo presente
que aflorou minha emoção.
Nada mais bonito existe,
que o sorriso de um palhaço…
Que faz outro rosto sorrir.
Simone Borba Pinheiro
Como é bom ir ao Circo...
Como é bom ir ao circo, participar da alegria
ingênua do palhaço, maravilhar-se com as cores e
as mágicas. Rir diante do novo e do inesperado.
Vamos todos na imaginação dar cambalhotas, andar
na bola, equilibrar na corda bamba, dar o salto
mortal no trapézio, tirar o coelho da cartola do
mágico, vamos bater palmas para esta encantada
família circense?
E...não se esqueça. Onde houver uma lona e um
palhaço, ali reinará a alegria.
FONTE :
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Faça um curso pedagógico no Curso 24 horas.