/
/
/
/
/
/
/

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Projeto Dia do Circo para Educação Infantil - Com atividades e lembrancinhas

PROJETO


- Idade: a partir de 2 anos.
- Número de participantes: todos os alunos
- Tempo de execução: Mês de março




Justificativa:
Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores, ilusionistas, trapezistas, globistas e ainda muitos animais. E é em 15 de março o dia destinado àquele que é sinônimo de alegria.
O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança, cenografia e figurino apropriados que encantam a platéia; um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos.




Problemática:
Apoiar, preservar e estimular a tradição da arte circense!
Pouco a pouco, os palhaços - junto com os circos – foram perdendo espaço para o cinema, a televisão, os videogames... A infância ficou mais curta e a ingenuidade virou um fator de risco - Preservar a magia do circo é manter viva essa criança que temos dento de nós mesmos!
Objetivo geral:-
Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense.


Objetivos específicos:-
Fazer as crianças conhecerem e valorizarem a arte circense;
Despertar o gosto pela arte, pela música e pela poesia;
Trabalhar e desenvolver a criatividade;


Eixos temáticos / conteúdos:-
Artes visuais, matemática, música, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita, identidade e autonomia e corpo e movimento.


O Circo;
O fazer artístico;
Apreciação musical;
Expressividade;
Equilíbrio e coordenação;
Noções de formas e quantidades;
Noções de diferenças e igualdade;


Estratégias / Recursos:-
Música
Dança
Desenho
Pintura
Brincadeiras infantis
Jogos diversos
Literatura infantil
Vídeos
Cds
Adereços


Desenvolvimento:- (exemplos)
Atividade 1 – A história do circo;
Atividade 2 – Assistir ao D.V.D. Xuxa Circo;
Atividade 3 - Assistir ao filme "Dumbo";
Atividade 4 – Descrever o cartaz "O circo" da coleção Leandras – edt. FTD;
Atividade 5 – Alfabeto ilustrado letra C;
Atividade 6 – Músicas dramatizadas;
Atividade 7 – Exercícios rítmicos e de equilíbrio;
Atividade 8 – Jogo da memória - figuras circenses;
Atividade 9 – Coordenação motora fina: Levar o Palhaço até o circo;




Avaliação:-
A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do Circo e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.


Bibliografia:-
Revista Projetos Escolares- Educ. Infantil, Ano 1, Nº 9., Editora Gráfica.
O dia-a-dia do professor, vol. 2 e 4, Editora Fapi













ATIVIDADES







































































































































































































































































































































LEMBRANCINHAS






MOLDE







MOLDE








POEMA

O sorriso de um palhaço 




Abriram-se as cortinas vermelhas

das lonas azuis estreladas.

- Atenção garotada!…

Grita o mestre de cerimônias.

- O show agora vai começar.



E lá no alto da arquibancada

para o picadeiro a olhar,

estava eu bem sentada

com minha atenção voltada,

para o palhaço a pular.



Em meio a tanta alegria

meu coração disparava.

Meu Deus!… quanto magia

o circo me despertava.

E justo naquele dia,

mais um ano eu completava.



No meio do show, de repente,

parado a minha frente

estava o palhaço “Buzão”,

trazendo no rosto, contente,

um doce e singelo presente

que aflorou minha emoção.



Nada mais bonito existe,

que o sorriso de um palhaço…

Que faz outro rosto sorrir.



Simone Borba Pinheiro 




Como é bom ir ao Circo...



Como é bom ir ao circo, participar da alegria


ingênua do palhaço, maravilhar-se com as cores e

as mágicas. Rir diante do novo e do inesperado.

Vamos todos na imaginação dar cambalhotas, andar

na bola, equilibrar na corda bamba, dar o salto

mortal no trapézio, tirar o coelho da cartola do

mágico, vamos bater palmas para esta encantada

família circense?

E...não se esqueça. Onde houver uma lona e um

palhaço, ali reinará a alegria. 





FONTE :





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Faça um curso pedagógico no Curso 24 horas.

Atividades para Ensino Religioso


Atividades bíblicas - É só clicar!

Labirinto

Siga a Linha

Preencha os quadrinhos

Descubra a mensagem codificada

Desembaralhe e descubra

Siga as coordenadas

Preencha o Rostinho

Marque o correto

Coloque as cenas em ordem

Siga a linha até o quadrinho

Ache a sombra certa

Caça Palavras

Jogo dos erros

Ligue os pontos

Pinte onde tem pontinhos

Observe e descubra

Recorte, cole e pinte

Ligue as cenas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...